quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

III Congresso do MC: Pe. João Pedro Cornado



TESTEMUNHO DOS CONFIDENTES

         Boa  Tarde,

       Conforme estava previsto na parte da tarde, esta hora é dedicada ao testemunho dos confidentes sobre o tema que estamos tratando, “Eis que Eu faço novas todas as coisas.” Sempre no nosso Congresso tem uma parte reservada para isso, para que se apresentem testemunhos de pessoas que Deus envolve no seu amor para ser confidente para sua  Igreja. Este ano também eu enviei uma carta aos Confidentes que nós conhecemos para que pudessem sintetizar em algumas páginas, alguns momentos da sua experiência, detectando e tentando explicitar o que de novo Deus manifesta através do Dom extraordinário que eles tem, claro é difícil então não é para estranhar que as respostas foram raríssimas, isto é, eu recebi, três respostas das quais uma era uma síntese de alguma coisa e as outras eram simples mensagen, entre as tantas recebidas. 

Este fato me obrigou a refletir um pouco e Deus inspirou de fazer outra coisa, isto é, em lugar de esperar que cheguem esses resumos essas sínteses eu começar a dar o exemplo de como fazer, porque acho difícil para os grupos de apoio, para as pessoas que estão nesse momento tendo essa experiência . E  então abri o cofre do MC e estou tirando desse cofre várias coisas que estavam guardadas não porque a gente  quer guardar essas coisas, mas porque cada coisa tem seu tempo , cada coisa tem a sua maneira de ser apresentada e quando Deus quer, então eu entendi que essa dificuldade de poder apresentar experiências concretas de confidentes atual no Brasil atrás de uma síntese elaborada, pudesse ser nesse momento o motivo para eu colocar várias coisas, várias experiências daquilo que são certas novidades que Deus propõem a sua Igreja e a todos nós do MC. 

Eu peço a luz do Espírito Santo para que as minhas palavras possam dizer aquilo que de fato Deus quer, que a minha leitura e interpretação não torçam os fatos e também peço a luz do Espírito Santo para que os seus ouvidos ouçam aquilo que eu estou dizendo e não outras coisas que podem se deduzir ou pensar, enfim, nesse momento eu me sinto somente o que anuncia as obras do Senhor, não sou dono dessas obras e ainda menos sou entendido nessas obras, simplesmente estou colocando aquilo que está aparecendo em breve síntese de uma riqueza sem dúvida muito grande que nos temos em nossas mãos e que fique aí parada porque por nossa parte não entendemos somos ainda  poucos, não tem noção de estudos organizados e também não tem uma hierarquia que ajude  a discernir a profundar isso mas com certeza é
um anúncio que vai depois abrir caminhos para que isso aconteça. Quais são as novidades que Deus esta atuando nesse momento entre nós?

A primeira novidade: Que eu quero apresentar embora conhecida para muitos de vocês é o próprio MC. Movimento Carismático de Assis é uma novidade na Igreja, hoje pela manhã, todos jornalistas não entendiam nada, jornalistas pobrezinhos, é a primeira vez que ouço isso,  que é MC ? que  ele quer? que quer fazer? são perguntas normais que surgem em todos nós diante da uma novidade; em que consiste a novidade do Movimento Carismático de Assis? Em primeiro lugar consiste, na maneira como surgiu e aqui precisaria contar tantas estórias e não temos tempo, mas surgiu da maneira mais inesperada com a pessoa  menos adequada para isso e está continuando apesar das dificuldades que eles sempre encontram. Movimento Carismático de Assis não é um dos tantos movimentos de Igreja, graças a Deus o Espírito Santo está despertando essa nova realidade que são os movimentos eclesiais e temos que agradecer ao Espírito Santo, a presença viva dentro dessa realidade dos movimentos que são um aspecto da Igreja, também a Igreja não são os movimentos eclesiais, mas com certeza temos que acolher essa novidade que são os movimentos, mas porque o MC de Assis não é um movimento eclesial? porque os movimentos eclesiais geralmente surgem para destacar, privilegiar o outro aspecto da nossa vida de Igreja, vocês conhecem vários movimentos que tem as suas características desde as associações mais antigas, Apostolado da Oração, Legião de Maria, Vicentinos, cada um deles com suas características próprias, estes movimentos vão pra frente na Igreja até que houver pessoas capazes de traduzir a cada época o Dom, o carisma desse movimento.

O MC, Movimento Carismático de Assis, ele se coloca como um elemento constitutivo da Igreja, ousadia  dizer isso, mas não porque ele quer ser isso, currículo não é movimento, é uma dimensão de Igreja, dimensão carismática da Igreja, que nos temos que recuperar na nossa vivência de hoje. Um dia um Bispo falou:: pelo amor de Deus me explica direito, ou peça a Deus que explique direito o que é o MC, e aí então, numa resposta sintética veio essa definição, que mais que uma definição é uma orientação de vários elementos. O Movimento Carismático de Assis é primeiro para o uso dos carismas extraordinários.

 O uso supõem discernimento; primeiro se discerne e se tem algo bom se usa, então já nesse primeiro ponto. abre um espaço enorme na Igreja, ajudar a Igreja a saber discernir os carismas e a reter aqueles bons, para que possam servir para o bem de todos. E de fato na nossa Igreja não existe ainda hoje o discernimento dos carismas, aqui, acolá um Bispo, um Padre tenta, mas não existe a dimensão eclesial de discernimento de uso dos carismas, não existe a Pastoral Carismática pelo que eu sei, se vocês tem o conhecimento me digam, mas entre as várias Pastorais que compõem o nosso ser Igreja, não existe a Pastoral Carismática, isto é, a Pastoral em que se enfrenta esse problema do discernimento e do uso dos carismas, a mais tem tantas pessoas já usando carisma na nossa Igreja.

Dom de cá, Dom de lá, pois é, estão usando a título próprio pessoal, raramente se encontra algumas pessoas carismáticas que usem o seu carisma porque foi aprovado pelo seu Bispo ou pela sua Comissão Diocesana que analisa essas coisas, eu que se não tenho conhecimento aqui no Brasil, depois vamos ver porque isso acontece. Segundo: para que serve o MC? É o conjunto de vozes para aconselhar o Papa, Os Bispos e os Padres. Para que isso? Leigos ou Freiras, Irmãs  aconselhando o Papa, Bispos e Padres da Igreja, eles não sabem tudo já, não, não sabem tudo porque Padre , Bispo tem o carisma, qual de discernir os dons, de unir a Comunidade, de levar as pessoas a seguir a Igreja na unidade, mas tendo essa tarefa significa que eles são a síntese dos carismas, pelo contrário, eis porque então muitas vezes Padres e Bispos não sabem aquilo que Deus quer, porque Deus primeiro os revela aos Profetas de hoje, esses confidentes que nós temos no nosso meio, uma vez Franca dizia: Mas Jesus, fala diretamente ao Bispo, ao Papa, porque tem que falar através de mim, eu não sou uma mulher letrada, não estudei, não tenho acesso aos Padres e Bispos, como é que eu faço?

Tem que existir essa união entre os Profetas e a Igreja hierárquica como sempre houve na Bíblia: O Rei Davi consultava o Profeta Gad, para saber qual era a vontade de Deus; o Rei de Israel, consultava Jeremias, embora nunca o ouvisse, escutasse, mas sondava Jeremias para saber se tinha que fazer aliança com o Norte ou com o Sul, com o Rei de cá ou com o Rei de lá, eis então a necessidade, a Igreja hierárquica precisa ouvir a Igreja Carismática, não são duas Igrejas, são duas dimensões de Igreja, os Profetas e a hierarquia tem que estar juntas, Bispos, Padres e Papa devem Ter ao seu redor mais do que dicastérios. Profetas antes de tomar decisões ouvir os seus Profetas.

Terceira Finalidade: O MC deve favorecer o conjunto de orações sinceras que sobem com bálsamo a minha presença, que implora misericórdia do Céu, reunir todos os confidentes para que juntos rezem e implorem  a misericórdia do Céu. Então promover essa unidade dos carismáticos e confidentes em primeiro lugar na oração entre si, junto com Deus. Para que se abram as portas aos milagres de Deus e aqui outro aspecto importante, para os nossos irmãos confidentes a maior dificuldade, muitas vezes não sabem onde se relacionar, com quem entrar em contato, o que fazer, as vezes entre si, surgem dificuldades de relacionamento por vários motivos, eis então a casa onde se encontrar para juntos  não somente se reconhecer na sua missão, mas juntos rezarem , implorar  as orações sinceras do nosso Deus.

Quarto: o Movimento Carismático de Assis é para a unidade dos cristãos para que seja um. Também  o movimento quer contribuir a esse esforço de diálogo ecumênico inter-religioso de qualquer forma? de que maneira?  Já tem dicastério, já tem Papas, já tem tantas coisas acontecendo nesse campo. .De que forma o MC vai contribuir? Através da unidade e da convergência de confidentes de várias religiões cristãs, tem confidentes que não são católicos, mas são de outras religiões, o caso mais conhecido é Vassula. Vassula é ortodoxa, não é católica,  assim como tem outros confidentes  de outras denominações cristãs, a convergência na unidade desses confidentes será uma contribuição específica do MC para proclamar e favorecer a unidade dos cristãos, por isso que os grupos do MC devem sempre estar sempre abertos  a essa, a esse compromisso empenho pelo ecumenismo, pelo diálogo  cristão.

E por último ponto: é a confusão dos sábios  para elevar o simples através  do MC e pela participação dos confidentes, surgem compressões teológicas tão importantes, tão profundas que podem ajudar a contribuir na reflexão teológica da nossa Igreja. Mas é uma contribuição teológica, não de estudiosos, mas de uma Dona Maria qualquer, que aponta certas coisas que a gente fica admirado, mas como isso? De onde vem tanta sabedoria? Quem revelou a ela essas coisas? Eis em síntese os cinco pontos que aquele Bispo  recebeu como resposta a sua pergunta: para que serve o MC.? 

Como estão entendendo abrange toda a vida da Igreja, as dimensões eclesiais envolvem toda Igreja, isso porque nós desejamos que quanto antes acabe o MC. Sim porque se acaba, significa que a Igreja já assimilou o MC, não precisa mais de um movimento, de fazer um Congresso Nacional do MC, não, agora a Igreja do Brasil faz  o  Encontro Nacional da Pastoral Carismática, porque todas as Dioceses do Brasil estão agora com sua Pastoral Carismática, assim como aconteceu no passado com outros movimentos, vocês já ouviram falar aqui no Brasil no movimento litúrgico? Não, não existe, o movimento litúrgico existiu no começo do século e acabou, ô, acabou como? Porquê todas as Dioceses desse mundo tem a sua equipe de liturgia, a sua comissão litúrgica, então aquilo que era o começo, iniciado por esse movimento se tornou agora patrimônio da Igreja, a dimensão litúrgica é agora uma dimensão eclesial que não é próprio do movimento, mais faz parte da Pastoral Litúrgica de todas as Igrejas, onde está o movimento Litúrgico? Sumiu, sumiu como?, está presente agora na Pastoral Litúrgica. E o movimento Bíblico? Onde esta o movimento bíblico? Já conhecem o movimento bíblico? Não, mas  no começo do século, existiu o movimento bíblico um grupo de padres, na França, começaram a estudar a Bíblia, traduzir, refletir, descobrir a Bíblia, aos poucos se divulgou o Movimento Bíblico e agora onde está o Movimento Bíblico? Sumiu. Mas sumiu. Mas sumiu aonde? Na Pastoral Bíblica, não tem Diocese desse Mundo, não tem Conferência Episcopal desse mundo que não tenha a sua Comissão Bíblica, o seu centro Bíblico, onde  saem os círculos Bíblicos e tanta outras coisas. Essa comparação serve para dizer qual deverá ser o caminho do Movimento Carismático. Eis a primeira novidade então que Deus, propõem à sua Igreja. 

E temos então nesse livrinho breve apresentação, várias locuções que animam os nossos Bispos. Bispos meus Bispos, que lamentais os langores espirituais as solidões inquetantes lede, lede o que o Espírito diz às Igrejas porque o Movimento Carismático, o MC eu o quero. Mundial. Estender-se-á a todos os credos, preparai-vos a tempo, Bispos deixais as demasiadas ocupações em negócios terrenos,  olhai a mãe, olhai o Céu. Não é nada contra os Bispos, mas, insisto muito porque os Bispos são os principais responsáveis para o acontecer desse movimento. O MC de  Assis é para a hierarquia, para o discernimento dos carismas, porque cabe a eles, os Bispos, reter o que é bom, vigiar, examinar, valorizar, para a hierarquia para Igreja, significaria viver. O MC de Assis é um sinal extraordinário da minha presença na hierarquia para reunir a um só rebanho, a Igreja hierárquica é um Dom de herança, enquanto a Igreja Carismática é um Dom de dádiva. 

Quanto ao carismático se tornará oficial num momento em que a Santa Sé, fizer um  dicastério que se ocupe dos carismas extraordinários., isto é, a Igreja assume essa dimensão. Eu sei que é pouco tempo, mas deu pra entender essa  primeira novidade que é o MC na vida da Igreja, essa então é a primeira obra que queria apresentar nesse momento. 

Segunda Novidade: A nossa fundadora foi ler um dia: O MC é o tronco de uma árvore do qual irão brotar outras obras. Todas essas obras deverão ficar unidas ao tronco como os ramos ficam unidos a árvore; Então eu quero de você uma segunda obra. Começam a anunciar essa segunda obra, que obra é essa? O título dessa segunda obra chama-se os Místicos Esponsais. Não se trata de algo totalmente novo na vida da Igreja, já encontramos na história da Igreja essa experiência presente na vida de vários Santos, mas com certeza nunca foi refletida, apresentada ao povo de Deus, por motivos que vamos ver agora que justificam. É aqui sobretudo, é nessa obra que devemos invocar o Espírito Santo parra que as minhas palavras e vossos ouvidos possam coincidir. Para entender o que significa essa obra, Franca foi preparada aos poucos  porque não teria entendido nada. Então na vida dela, houve várias locuções que preparariam essa obra, a primeira foi essa: “Depois da caída o homem e a mulher tiveram que sofrer as conseqüências por ter desobedecido. Mas se um homem e uma mulher me segue na obediência aos meus mandamentos e neles perseveram, Eu os transformo e eles remontam a corrente chegando ao estado original, no qual Eu os favorecia, e então desaparece o homem carnal e temos a criatura divinizada, Eu reuno depois o homem e a mulher divinizados e faço neles um matrimônio escolhido por mim e uno as suas almas e formam comigo a trindade mais perfeita. Remontar a corrente, grita Franca, remontar a corrente.

 Uma hora depois um Padre que era Diretor Espiritual de alguns jovens, ele estava como esse problema, porque duas jovens estava manifestando vocação para o Convento, mais ele estava com dúvida, será que é bom mesmo para elas essa vocação? Então ele fez aquilo que eu não gosto muito, mas também Padres fazem  hoje, ir lá e pedir as respostas dos problemas aos confidentes, diga Senhor Zé, você que é confidente, diga a Nossa Senhora, ele quer que eu opere ou não? Diga que quer casar ou não? Esse tipo de maneira a perguntar ao Céu uma resposta. Eu acho que não é muito... mas de qualquer forma, esse Padre Hilário fez, não é Hilário que você conhece não, esse Padre Hilário fez essa pergunta: Franca me diga qual, se essa vocação é para as duas? Para uma delas? Para quem essa vocação? Que elas tem no seu coração? que manifesta? Aí vem a resposta: Hilário, nem a uma nem a outra, Hilário, Hilário, não conheces por acaso o gelo dos Conventos? Achas que seja esta a temperatura apta ao teu Deus? Inocula somente o meu amor, eu quero almas amantes, não importa o lugar, eu quero almas apaixonadas por mim, não importa a sua condição terrena, eu quero almas amantes  para depois torná-las um Núcleo Trinitário: ele, ela e Deus. Núcleo Trinitário, mais Núcleo Trinitário,  este é o  reino de  Deus que se deve preparar sobre a  face da terra..

 Franca não entendeu nada. Então ela deixou passar o tempo, mais começou a fazer uma série de perguntas. E se estou bem entendendo é muito problemático isso, como é que pode acontecer isso? Como ë que pode acontecer duas criaturas de sexo diferentes, remontar a corrente chegar lá, e lá Deus as une num matrimônio místico transformando-a em místicos esposos. 

       Para Franca  era muito difícil entender tudo isso. Mais adiante continuou insistindo. “Inumeráveis são as nuances do meu amor. O amor de Deus as vezes se entrelaçam em duas criaturas de sexo diferentes mas da mesma alma, então Eu entrelaçado com eles sinto-me Trinitário, tudo que neles desemboca é meu. É Núcleo Igreja, como a família é o núcleo fundamental da sociedade, os Núcleos Trinitários deveriam ser os Núcleos fundamentais da minha verdadeira e querida Igreja. Logo os Padres, o padre espiritual e os outros, minha filha, essa conversa é muito perigosa, pode ser equivocada, já pensou daqui a pouco são os místicos esponsais.” Então diante dessas perguntas outra locução: “Os místicos esponsais, ditos Núcleos trinitários, pela Trindade nele, pela Trindade nela, a Trindade que sou Eu que os envolve. Assim quero a minha Igreja do futuro, Núcleo Trinitário, mais Núcleo Trinitário.” Até que chegou um dia que então o Senhor achou que era chegado o momento, ela recebeu uma descrição maior, uma espécie de tratado mais completo sobre isso, e acho que é melhor ler sim em outras palavras para eu não atrapalhar as coisas.

                            Em 05 de agosto de 1970, 30 anos atrás. “Esta obra filha é tão importante quanto a primeira a do MC. Mais é mais delicada e excepcional .Tu vês quantos sacerdotes se perdem por causa do celibato, nos seminários não e dada aquela é a lição mais bonita para eles. Eu prefiro a renúncia carnal da mulher, mas os seminaristas devem saber que se souberem manter-se retamente na observância dos meus mandamentos, remontarão a corrente recaída de Adão e voltaram a ser novos; É maravilhoso alcançar a perfeição porque se reencontra a alma gêmea, a nova Eva, de fato antes da caída no estado perfeito eram dois e eu com eles, deve-se alcançar  de novo este feliz estado que é o Núcleo Trinitário, mas Núcleo Trinitário, este é o Reino de Deus, que se deve preparar sobre a terra; filhos por mim escolhidos e chamados a ser prediletos, sacerdotes achais vós que eu seja um Deus tão injusto que queira privar-vos do amor sobre a terra? Eu vos dou o amor mais  suave, alheio a inveja e cúmes humanos, um amor alegre, mas no coração, porque escolhido por mim, de fato num matrimônio humano as pessoas escolhem-se entre si, para os meus prediletos que  remontaram até a fonte, eu escolho a sua alma esposa. E não há para mim alegria maior do que ver chegar a mim as almas gêmeas de mãos dadas, a características dos místicos esponsais é esta: a alma não pode mais apaixonar-se por ninguém, somente Deus e ela.

       Como tudo que é estabelecido na Santíssima Trindade que é uma e sempre fiel, assim é, a união eterna, a dos Místicos Esponsais. As almas desposadas não fazem mais do que ajudar-se a caminhar juntas cada vez mais impregnada do Espírito Santo; Eis então que o Espírito Santo soprará a alma esposa sacrifícios e obras que serão avaliadas pelo Ministro de Deus, seu esposo. Em favor da Igreja, em favor da almas, assim como os vigias do jardim, assim tinha destinado o primeiro casal antes da caída, ele não conhecia a serpente enganadora e caiu por desobediência, vós sobre a terra no meio das provações a conheceste e combateste, passastes pelo cadinho e demonstraste a vossa boa vontade, se vós quiseres voltar atrás serei eu o vosso Deus a não permitir. Graças excelsa e copiosas desce sobre aqueles sabem chegar ao estado dos Místicos Esponsais. 

Eu mesmo dou a eles começo a dar a eles as minhas mansões, sim porque o Reino de Deus vem. Oh!  filhos e vem harmoniosamente, devagar, silenciosamente, como no silêncio eu tomo lugar nas suas almas e meu namoro dele para ela como corrente elétrica que vibra por dois contatos. Franca diga aos sacerdotes que se ocupem desta obra eis que Eu morrendo diga a força pensando que além da salvação teria dado de novo casais integrais ao meu Pai. Eu não veja senão o meu germe nas almas que eu uni e elas amando-se não vêm senão a mim; então é pertencer já a esfera celeste mesmo ainda sobre a terra. Pensais o que é para mim oferecer de novo ao Pai, o que Satanás derrubara, Núcleos Trinitários; Franca ainda te digo tenho sede muita sede dos Núcleos Trinitários eles se tornam o bálsamo do meu coração ofendido pelos pecados da imoralidade e dos adultérios por mim não queridos, Franca, se alguém te fizer observar que é no matrimônio humano que precisam ser unidos de alma,  repete que eu nunca disse isso. Sempre falei pelo contrário, os dois serão uma só carne, nunca disse os dois serão uma só alma, um só espírito, porque esta é prerrogativa dos místicos esponsais. De fato na escritura esta escrito, eu sou patrão de vossas almas, da alma do Pai como da alma do Filho, Eu as uno porque o vínculo escolhido por vós não duraria. 

Filha, as vezes me perguntas porque escolhi a ti mulher e se assim for de meu agrado, se tivesse escolhido sacerdote não acreditaria nele, sempre consideraria nele fins pessoais. Di-lo Franca, eu amo muito meu clero, mais eu o quero Santos, Santo, Santo, três vezes Santo quero. Os que têm o Dom de místicos esponsais é como se tivesse uma particular semente divina neles, mesmo que buscasse a distância se teria ainda mais a espiritual aproximação, sou eu neles sentado no seu coração e crio com eles uma orquestra melodiosa  o Pai precisa destas melodias  dos anjos no Céu. Místicos esponsais, quartos meus, em voz encontro as minhas delícias, em vós habito ou melhor, coabito. Reza pelos místicos esponsais, a quem sobe antes quem depois, as vezes é ele que espera no cume, as vezes é ela que espera no cume, mas crede em mim . A alma esposa chega, chega, eu vo-lo garanto que são as palavras de um Deus que com sua serva Franca nunca falhou. Os Santos tinham isso sobre a terra,  os místicos esponsais em mim, São Francisco com Santa Clara, São Francisco de Sales e Santa Joana de Chantal e ainda muitos outros.  Então não eram os tempos para uma obra pública nesse alto estado, justamente agora que o Céu se aproxima da Terra quero novas todas as coisas,  quero de ti esta segunda obra. Aqui acabou a primeira parte desse tratado. 

Tempo depois continuou esse tratado, escreva minha filha, escreva, divulgai a obra dos místicos esponsais, os místicos esponsais comigo levam os místicos esponsais entre vós e Eu essência do amor, Sou o monte dos aromas, antes vos atraio ao cume para infundir os perfumes amorosos, depois eu uno as vossas almas e permito que inebriem em mim trocando seus perfumes. Desde a eternidade isto era querido, depois foi estragado, mais ainda sempre querido com a ajuda de vossa subida ao Pai. Lembrai-vos que já no cântico dos cânticos ainda que simbolicamente expresso, o místico  conúbio entre duas pessoas de sexo  diferente desposadas misticamente, como no passado este livro cântico dos cânticos, foi Eu o quis e eu quis para os místicos esponsais que sempre existiram e sempre serão, mas na era nova quero que seja manifestos, a era nova é era do Espírito Santo é era do amor. E coisa tão alta e delicada o amor, que  para lançá-la verdadeiramente entre os homens preciso deles, depois de tê-lo conquistado com a minha morte quero entregar em mãos seguras para expandi-lo no mundo, quero os Núcleos Trinitários, isto é o esposo e a esposa comigo, a Igreja é o meu jardim e os meus vigias os esposos místicos são como  casal do cânticos que desce freqüentemente na horta, nos hortos para cuidar das videiras e romãs, descem no vale para ajudar-me a distribuir água viva.

 Filha Grita-o mesmos aos tradicionalistas não ponde resistência a esta obra, não ponde resistência a esta Obra nova porque forte como a morte é o amor, tão forte que vence a morte, antes das núpcias  cada alma celebra as núpcias comigo, recebe a festa nupcial para depois celebrar com o esposo e a esposa por mim designados o amor. Pouco são chamados a tal Dom, eis porque um entre mil diz o cântico,   repito-te ainda todos aqueles mesmos que carismáticos ou sacerdotes  ou Bispos que recusam o meu querer porquanto bom sejam não tem a plenitude do Espírito Santo, quem tem a plenitude do Espírito Santo sabe muito bem que o que te anunciei eu quero,

. Você pode imaginar que rebuliço trouxe esse tratado, na vida de Franca e na vida do Padre Espiritual e das pessoas mais achegadas que tinha que por em prática isso. Mas por surpresa do Bispo que acompanhava naquela época, do Padre Espiritual, quando esse tratado começou a sair um pouquinho, apareceram pessoas que até que enfim estamos descobrindo o que estamos vivendo sem saber o que é que é, apareceram de fato pessoas nesta situação. Claro não se colocou na  praça, ficou bem escondido no sentido que ficou  encerrado com o Bispo e etc. Então o Bispo permitiu que se estudasse que se aprofundasse cada vez mais esta obra tão delicada que poderia ser muito bem mal entendida, sobretudo naquela época e que se falava de  terceira via, não sei se vocês estão lembrados, se dizia: os Padres e Irmãos que não casam podem ter um amigo ou uma amiga especial, não que façam coisas de caso  mas, enfim, sem chegar lá, porém ficam pensando como um amigo ou uma amiga especial, então imagina que confusão daria se essa terceira via pegasse isso como força baluarte dele, eis que  o Bispo não quis que se fizesse muita propaganda porque podia ser equivocada. Aí surgiram muitas perguntas, qual a diferença entre místicos esponsais e matrimônio humano, uma série de perguntas que talvez vocês possam fazer agora por escrito enquanto toca a música , mas essa é o anúncio dessa Segunda obra, a obra dos místicos esponsais que não é reservada só aos sacerdotes, o acento é muito aos sacerdotes porque toca de perto a vida deles, mas é para todos, e sobretudo há aquela reflexão a ser feita sobre a relação entre matrimônio humano e o matrimônio místico, que pode criar confusão mais esta foi e é, a segunda obra que Deus quer anunciar para nós para que de fato nós  saibamos estar aberto ao novo de Deus. Quero novas todas as coisas, também á partir dos místicos esponsais.

       Terceira Novidade: Os Oásis do MC. Um dos fenômenos que aconteceu depois do Concilio sobretudo é o constituir-se de novas Comunidades no seio da Igreja local,  isto é,  pessoas que sentiram o chamado a viver juntas testemunhando o Evangelho mas não das formas que estão aí, isto é,  nem como irmãs do Convento, nem como Padres na casa religiosa, nem de forma de Instituto Secular, nem de formas... enfim, que já estavam consolidadas pela Igreja e nós assistimos então, a um surgir de várias Comunidades novas, Comunidades Eclesiais que não são as sedes mais são grupos de jovens pessoas que vivem juntas e procuram testemunhar o Evangelho de uma forma ou de outra conforme a origem, conforme de onde vêm essas pessoas, então se estão ligados por exemplo aos Folcolares, forma uma Comunidade mais caracterizada pela espiritualidade dos Folcolares, se vêm da Renovação Carismática são comunidades mais caracterizadas pelo estilo de vida e pela maneira de ser da espiritualidade da Renovação Carismática. Então fato novo, mais um fato já que pudemos constatar  na prática essas novas comunidades que surgem elas tem seu projeto de vida, tem seu projeto de ação, tem o seu sentido que vão descobrindo aos poucos as vezes surgem, morrem, se dividem, se separam, formam outras comunidades justamente a partir de apelos diferentes.

 Aqui também no MC, surgiam algumas comunidades desse tipo, mas a diferença de outras aqui quem davam as dicas era Nossa Senhora e Jesus. Explicando como deveria ser o estilo de vida, o que deveria ser a sua finalidade, como deveriam se compor e assim por diante. Isso a partir da prática não tanto de teorias embora no fim, depois de várias experiências aqui também chegou com breve tratado de pontos que caracterizam estes Oásis.. O que são os Oásis? Em primeiro lugar os Oásis do MC devem ser Oásis de amor, o que deve caracterizar Oásis não é pessoas interessadas pelos dons extraordinários, não primeiro é Oásis de amor onde si vive o amor extraordinário, onde se dá testemunho de um amor extraordinário, então não é um quadro de pessoas apaixonadas pelos carismas extraordinários, mais apaixonadas pelo amor ao Cristo e aos irmãos. O Oásis que é um lugar de silêncio, o silêncio entra a fazer parte do Oásis, não o silêncio de clausura, nem o silêncio em hermético, mais um ambiente de silêncio harmonioso, operoso que ao mesmo tempo recebe visitas e hospedes, essa é outra  característica, não é um Oásis fechado é um Oásis aberto a visitas de pessoas que querem também se hospedar. São uma maneira nova de viver juntos na espera do Senhor que vem, eis aqui talvez uma das  características mais forte.

 Oásis não é um estilo de vida diferente, não me apraz um Convento, mas uma maneira mais moderna,  aqui é pessoas que estão com desejo de separação na espera do Senhor que vêm, privilegiando a oração a escuta a espiritualidade do MC, um lugar onde não há mais lugar para o pecado grave, mais pelo contrário reina o amor de Deus. Então as características principais  destes Oásis suscitadas pelo Espírito Santo e fundamentadas na espiritualidade do MC. Aqui um parêntese para saber o que, que é, esta espiritualidade do MC sobre a qual deverão se fundar o Oásis. 

Nós sabemos que toda e qualquer espiritualidade em particular se centra na especial e única espiritualidade, que é o amor apaixonado ao Jesus Cristo que para nós é a única fonte de espiritualidade. Mas a partir daí, pode surgir várias maneiras de viver este única espiritualidade. 

Então nós sabemos que a espiritualidade do MC se encontra em vários pontos: em primeiro lugar, a espiritualidade do MC quer viver, proclamar o amor a verdade. É o primeiro ponto básico sem amor a verdade não se pode ter nada no MC, sem amor a verdade não se pode falar de  carisma, extraordinários nem de nada. Segundo: amor a justiça .Não se pode ter a espiritualidade da verdade, sem justiça porque verdade e justiça se chamam mutuamente, o amor a verdade porta a justiça que é a verdade que posta em prática. Terceiro: é o amor profundo a aliança renovada a cada tempo conosco, relembrando a finalidade de Deus, essa aliança que é sintetizada nos dez mandamentos da lei  de Deus, redescobertos e revividos no seu contexto originário, não como ainda hoje nós os herdamos, infelizmente na nossa catequese o  nosso trabalho de formação religiosa. 

 Não são dez pontos para decorar e para impor  na cabeça de criança e do jovem . Fazei isso, não faça aquilo, mas são dons do amor de Deus dados ao povo de Israel no contexto de liberdade depois que Israel saiu do Egito onde estava lá escravo, agora sim que tem condições o povo de Israel de responder livremente se quer Deus, Iavé, como seu Deus ou não. Eis porque os dez mandamentos não foram dados no Egito: lá o povo de Israel era escravo não podia ser livre para responder, sim eu quero e aqui no Monte Sinai o povo livre aceita. Sim. Eu quero ser o teu povo Eu serei então o teu Deus e para garantir esta tua liberdade te dou estes dez mandamentos, então cada um dos dez mandamentos inclui um sentido de libertação, cada  Deus? Enquanto eu na minha catequese não ajudo a pessoa a descobrir de que me liberta o mandamento, será sempre aquele decoreba inútil, que agente bla, .bla ,bla diz, que não sabe o que fazer, chegando aqueles absurdos que nós já conhecemos de explicar os mandamentos banalizando, tornando coisas externas superficial, vazia. Então o terceiro mandamento é pegar uma missa por aí, e pronto, já paguei com o preceito de Deus, de que me libertou? Segundo mandamento não falar o nome de Deus em vão, então Seu José se bater o martelo no seu dedo, dizer meu Deus, faça isso, para não nomear o nome de Deus em vão. Olha ,olha aí, como nós banalizamos os mandamentos, de que me liberta isso meu Deus? De que me liberta, de nada. Só cria superstição, imaginação, eis  então está faltando algo fundamental: Quarto a palavra de Deus. A  espiritualidade do MC quer descobrir  a palavra de Deus vivida de maneira profunda, como falava hoje de manhã  Dom Walmor, naquela escuta, uma palavra que me questiona, não a palavra que eu uso para fazer Pastoral., não a palavra que eu carrego comigo para saber se assim as coisas que sei, para rebater suas objeções, suas objeções, não a palavra de Deus para ornamentar as minhas celebrações, estão percebendo a obra da Igreja não nada de especial. 

O objetivo do Oásis: primeiro de crescimento  humano e espiritual para as pessoas que sentem forte o chamado a Santidade e que querem progredir nas suas experiências de Fé. Não é experiência   para mais ou menos, para uma resposta de Fé medíocre que se satisfaz do mínimo. Querem viver um estilo de vida verdadeiramente fraterno que corresponda ao estilo comunitário do evangelho. 

 Lugar privilegiado para aprender a viver na intimidade com a Trindade Santa e ser capaz de servir aos irmãos,. Isso na prática exige então se despojar de muita coisa viver na simplicidade, na fraternidade, entre os membros do Oásis deverá ter sempre o maior respeito, evitando qualquer forma de discriminação uma vida simples no respeito sagrado para cada um,  serviço fraterno em casa em colaboração na Paróquia ou onde estivermos inseridos para quem então é indicada esta experiência do Oásis? São para quem segue a espiritualidade do MC de forma especial,  para aqueles que querem ficar na espera amorosa do Senhor que vem, e querem e sentem a vocação de viver em Comunidade esta espera  no estilo de vida simples, próprio onde se encontra de fato a realização pessoal.

 Para quem desaconselhavel o Oásis? Quem não pode entrar no Oásis do MC ? Para quem deseja a solidão, para quem deseja viver afastado dos outros, não vai no Oásis não, para quem deseja solucionar problemas de falta de trabalho, para quem quer solucionar problema de falta de casa, para quem tem o desejo de evasão do próprio ambiente, para quem busca uma realização humana que não encontrou em outro lugar , também lá não vai encontrar algo que te realize humanamente. Deve entrar se sentindo realizado humanamente. Mas deve ser um autêntico chamado do Senhor.            

Filha a tríade é fundamental para os meus desenhos aqui iniciais. A tríade é o desenvolvimento do meu plano divino. 

Em 1976 começa a receber essas locuções 

Compare a tríade a um cacho de uva . Um cacho de uva é composto de grãos três a três. Então Eu Sou a tríade, da tríade, da tríade.

Pedro, Tiago e João no Evangelho o chamei a parte mais de uma vez no horto das Oliveiras, na casa do Jairo, no monte Tabor, Jesus sempre chama a Pedro, Tiago, e João por que? O chamei a parte mais de uma vez, porque eram uma tríade, assim como eram uma tríade as mulheres que foram ao sepulcro.. Quero as tríades, formai as tríades. Eu não Sou somente nas criaturas, mas me espelho também nas coisas, cada objeto analisado na sua estrutura ao microscópio, carrega consigo tríades.

              Os assim chamados átomos, as moléculas, os elétrons carregam dentro de si, três a três o sinal da trindade. A tríade possui uma luz particular. Se os membros da tríade rezam juntos ela se torna poder. Se juntos tomam uma decisão é aquela justa. Eu vos quero três a três para dar graças três a três. As orações das tríades alcançam, experimenteis. Quero as tríades, fazei-as, elas vos ajudarão para consolidar e manter bem coeso o MC. Eu sou trinitário, manifesto-me a três na matéria. É justo que manifeste a três nas pessoas, minhas criaturas. Eu quero, eu repito, quero as tríades, como na matéria as células são todas três a três, assim para expandir melhor o paráclito são-me necessárias almas três a três, devem ser três partes iguais com grande estima e amor, sem inveja, sem ciúme, sem supremacia. A tríade não deve ser dirigida por nenhum dos três, mas unicamente por mim. Também os afetos um pelo outro devem ser iguais na tríade. A tríade é um conjunto de três pessoas que sentem a uníssono. E aqui tem algumas normas que foram dadas para as primeiras tríades que apareceram. Quais são essas normas:

1.     Rezarem uma vez por semana pelos membros da própria tríade.
2.     Pedir juntos graças.
3.     Aceitar a revolução que Maria fará na sua vida.
4.     Ser a consolação a três, do coração de Jesus.
5.     Usar bem da inteligência, porque onde for bem usada inicia a sabedoria.
6.     Ajudar-se mutuamente e reciprocamente nos defeitos um do outro com amor.
7.     Fazer Ágape a três quando for possível.
8.     Pedir e agradecer pela harmonia a três.
9.     Lembrar que a tríade é uma esfera de luz sobre pedestal trinitário.
 Então, a tríade são três pessoas, que por escolha de Deus, de novo, não por simpatia, eu me dou bem com você, vamos fazer uma tríade, não é assim não. Não é questão de simpatia humana, mas de um chamado especial para corresponder a essa ação de Deus, que concretamente se dá nessa forma de tríade. Porque como ele é trinitário e como a criação toda  espelha em si a trindade de Deus, também as suas criaturas possam colaborar com ele dessa forma tríplice.

         Então, algumas perguntas, vou já antecipa-las, se por acaso alguém vá te perguntar sobre esse ponto.

·        O que é que é a tríade?

             A tríade no MC, é apresentada nas locuções como a imagem de um cacho de uva composto de grãos unidos em si de três em três. Ela é uma comunhão de três pessoas que se sentem atraídas, por não simpatia, mas por afinidade espiritual. Atraídas para orar juntas e aprofundar juntas suas experiências de fé e trabalhar juntas para o desenvolvimento do plano de Deus.

·     Qual a sua finalidade?
 
          Ser uma ajuda grande para a vida do MC da Igreja, para expandir melhor os dons do Espírito Santo, para na oração comjunto saber melhor discernir e tomar decisões mais justas na vida prática, trabalho apostólico e de convivência humana..

·     Quais as são condições para se formar uma tríade? 

           Não é fruto de simpatia humana ou de capacidades práticas, o que constitui as três pessoas numa tríade é um chamado de próprio que nasce de uma experiência pessoal de comunhão profunda com o Senhor. Que passa agora a ser experiência trinitária com Deus. Por isso, a tríade é chamada também de Grupo Trinitário. Não confundir com Núcleo Trinitário; místicos esponsais são Núcleo Trinitário; ele, ela é Deus. Aqui Grupo Trinitário, os três, as três pessoas, que se sentem atraídas pela a afinidade espiritual. Quando numa tríade não existir perfeita harmonia, é porque alguns dos seus membros não chegaram ainda em uma plena maturidade espiritual.

·     Que atividade desenvolve nas tríades?

        Primeiramente, elas são fontes de unidade entre si no grupo, no MC e na igreja. Por isso, são chamados a viver na harmonia e na unidade. A viver a mansão recebida para o MC. Depois animada por esta relação de amor serão convidadas a estudarem e aprofundarem as locuções tornando-se assim uma molécula do centro de estudos. Interessante, as tríades deveriam ajudar muito o centro de estudos, contribuindo para levar ao centro as vozes dos confidentes, pondo em destaque as convergências carismáticas, inclusive com outras religiões. Por isso, o centro de estudos será responsável pela formação espiritual da tríade e coordenará a contribuição que cada tríade poderá dar ao centro.

·     A tríade tem alguma fundamentação na Bíblia?
 
        Já falamos antes, Jesus indica nas locuções algumas tríades de que ele mesmo; Jesus participava. Primeira tríade: Jesus, Maria e José. Depois foi com Marta e Maria que Jesus vivia essa experiência de tríade, as irmãs de Lázaro, e enfim também com os três apóstolos: Pedro, Tiago e João. Outras três indicadas nas locuções são as mulheres que foram ao Sepulcro, os Reis Magos, que são apontados como os protetores particulares das tríades, os Reis Magos. Essa locução vocês nunca rezam aos Reis Magos, vergonha! Deveríamos rezar muito mais aos Reis Magos. Bom! Muito rapidamente, muito sucintamente esta é a experiência da tríade que, porém deve ser muito mais aprofundada. Porque se corre o perigo de ser traduzida por uma espécie de organização interna; não é uma organização de estrutura interna do movimento da igreja, é algo mais profundo.É aquela afinidade espiritual de um Deus trinitário, que quer unidos seus filhos de forma trinitária. Para concluir dizendo que, o que foi anunciado hoje é simplesmente um anúncio. Não pensem ter entendido tudo, nem eu entendi tudo. Temos que ir com calma, depois assimilar isso, estudando devagar, mas sabendo que tem muitas coisas novas bem profundas que Deus quer realizar para a sua igreja. Então concluo com essa exortação dos anos 70: “Sede fortes, sede corajosos, pacientes, perseverantes”. Lembrai-vos que quem se espanta diante das coisas novas e não as favorece, não é um verdadeiro apóstolo. Não tem o direito a este nome. Eu faço novas todas as coisas, para que a vossa alegria seja plena e já desde esta terra. Repito-vos que a salvação da igreja passa pelo MC. Não basta ser místico, é preciso traduzir a mística em obras sobre a terra, organizando-vos mística e carismaticamente”. Amém.
PERGUNTAS.

·     Qual a diferenciação entre a Renovação Carismática Católica e o MC? Qual a postura do leigo, onde o bispo desconhece a Renovação Carismática Católica e provavelmente nunca ouviu falar do MC?

         Essa pergunta foi feita várias vezes, é bom também lembrar! Então. A Renovação Carismática e o MC de Assis providencialmente surgiram no mesmo ano, em 67, sendo que um da Itália e o outro dos Estados Unidos. Agora, que ligação existe entre os dois e que diferença existe? Em comum tem a atenção, a escuta, a acolhida dos dons de Deus, dos carismas de Deus. Muitas vezes a Renovação Carismática é só trocada por aspectos externos. Acha que é só dizer Aleluia! Aleluia! Aleluia! Espere aí! Não é isso não! Mas às vezes se acha que a nossa Carismática seja todo mundo Louvor! Louvor! E nada mais. Não. Ela tem como finalidade esta atenção, esta compreensão dos carismas da igreja. Claro! Como em qualquer movimento o MC também tem seus exageros, tem essas coisas. Mas nesse ponto de acolhida, de atenção, de escuta dos carismas somos iguais. Agora onde está a diferença? Que na Renovação o que mais interessa é ajudar o cristão aos carismas. Já o MC tem como finalidade ajudar o cristão a discernir-se; de fato aquilo que ele acha que é carisma. Se de fato aquilo que ele acha que é um dom de Deus é de fato um dom de Deus, mais não é. E terceiro, não só ajudar a discernir, mais também a ser em comunhão com a igreja para que ela diga se é para usar ou não esse eventual dom. Mesmo porque o MC é a ponte entre as igrejas e confidentes. Então aqui estaria um pouco a diferença. Às vezes perguntam se o MC é uma descendência da Renovação Carismática; às vezes perguntam se o MC quer fazer competição com a Renovação Carismática, nada disso! Tem a sua finalidade bem própria, bem específica. Então, dizia um jornalista hoje de manhã: “Por que o MC não se expande como Renovação Carismática?” “Porque é outra finalidade. Nunca será um grande movimento de massa, assim, nesse momento. Aos poucos, irá encontrar seu espaço, mas sempre limitado. Não porque quer ser limitado, mas porque a sua função é essa”.

         As pessoas que fazem as tríades, não são as mesmas que fazem os místicos esponsais? Quem será chamado ao místico esponsal, não será chamada a tríade?

        Já falei a diferença. Místico esponsal é um matrimônio entre ele e ela com Deus. Núcleo Trinitário. Grupo Trinitário são três pessoas (dois homens, uma mulher; três mulheres, três homens; aí varia muito) que por afinidade espiritual se comprometem a rezar juntos, a trabalhar juntos, a aprofundar juntos a espiritualidade. É bem diferente. Aqui são três pessoas, aqui são duas pessoas com Jesus e o Espírito Santo trabalhando pelo bem da igreja e do mundo. Então... distinguir Núcleo Trinitário dos místicos esponsais, diferente de Grupo Trinitário da tríade.

·     Sua afirmação: “O MC serve a unidade entre os (as) confidentes de várias denominações cristãs”. Existe no MC o pensamento de troca que possibilitaria o discernimento das experiências espirituais das pessoas fora do contexto cristão? 

         Na locução se falava cristão, não fora, né? Agora não sei te dizer se Deus para Deus, também... As locuções se referiam mais as denominações cristãs. Porque, imagino eu, os dons do Espírito Santo fazem parte de um patrimônio eclesial próprio da religião cristã. Então, em religião onde ninguém sabe nem quem é o Espírito Santo, nem nada. Poderia parecer uma coisa também lá. Sei lá! Deus que sabe, né? Mas o que se falava aqui das locuções de unidade que favorecia a unidade para convergência dos carismas era entre as religiões cristãs. Mas nada é impossível para Deus, né?

·     As grandes amizades de que fala Raiza Maetan tem alguma coisa haver com as místicas esponsais ou com as tríades?

     Tem vários autores católicos que escreveram livros: O Padre, Carta de um convento; onde se descreve essa relação de profunda amizade. Agora, aí que está. Não sei se neste caso havia algo, mas nas linhas dos místicos esponsais do que uma relação profunda. Só analisando que pode usar o caso. Só um fato interessante para vocês saberem agora: “Conhecem o padre Pio? Já ouviram falar do padre Pio? Vocês se escandalizam se eu disser que o padre Pio tinha a mística esponsal? Não, nada haver! Ele apanhou tanto por isso; ele não apanhou muito porque só tinha estigma, não, mas porque ele não escondia isso. Ele não escondia esse dom. Mas já pensou? Como é que pode entender o superior do convento dele? O bispo local! Os místicos esponsais. Quando ninguém sabia disso, nem se falava disso. Porque ele foi muito perseguido também por causa disso. Desse dom que ele não fazia mistério e não queria esconder..

·     O Movimento Carismático é uma dimensão ou elemento constitutivo da igreja? Entendo que esses carismas estejam articulados e vivificados pelo o amor que é o maior carisma e ao mesmo tempo um carisma comum. Como se articulam no MC os carismas comuns ordinários: amor, esperança e fé e os carismas extraordinários?

        Se bem entendi a pergunta, a relação entre os carismas comuns não são amor, esperança e fé; essas são expressões de fé que vai para os carismas comuns e  também extraordinários. Então, como é que MC valoriza, talvez os carismas comuns? No nosso caso, a gente não entra nesse campo, não porque desconhece a sua importância, mas porque se limita a aprofundar algo de mais extraordinário. Mas claro que, o que dizia São Paulo, vale também pelos carismas extraordinários. Em primeiro lugar, é o amor que é mais importante, e não os carismas extraordinários. Muitas vezes, Franca foi criticada: “mas esse movimento não está fazendo nada, está devagarinho e com tanta necessidade que tem no mundo, aí...” Mas o que é que eu posso fazer? Eu também gostaria de fazer tanta caridade, e ela fazia muita caridade; mas me chama a fazer essas coisas... A dizer isso... Aqui tem talvez um fato importante a ser descoberto; que quando falamos de carismas extraordinários nós somos um pouco bloqueados aqui com a descrição que faz São Paulo, pensando que carismas extraordinários são aquelas listas de 12 que tem lá: dons de ciência, cura, língua, sabedoria, etc. E nos dar impressão que os dons de que nos mais necessitamos é de justiça, é de verdade, é de um mundo mais solidário, mais fraterno... Isso que precisamos hoje em dia. E cadê na lista aí? Ta bom, dom de cura, é separado muito individual. Parece quase os dons extraordinários se reduzem a essa ladainha de coisas até bonitas, em si, que pode até acontecer, mas não vão na sustância da nossa realidade sofrida. Não toca de perto os nossos problemas. Aqui está o grande questionamento, o nosso bloqueio por parte dos padres e bispos, por quê? Porque na hora que o extraordinário acontece, esse extraordinário acontece no lugar determinado. E ele tem uma referência específica a este lugar determinado. Os problemas que acontecem nunca são em referência a pessoa do confidente, pode ser também! Então se for isso não é para falar, mas se ele fala ao confidente, é porque o que ele recebe é para a igreja. É o bem dos outros, é para uma mudança. Mesmo porque se fala de dons e carismas que mexem também nessa realidade social.     

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