PREPARAÇÃO PARA O RETIRO
SEMANA DO SACRIFÍCIO (PURIFICAÇÃO)
GASTAI-VOS POR MIM, É URGENTE SOBRE A TERRA O MOVIMENTO CARISMÁTICO. REALIZAI ESTA IDÉIA DE MEU PAI, INÍCIO DA ERA DO ESPÍRITO SANTO...(FC 20.05.70)
Os sofrimentos do tempo presente não têm proporção com a glória que deverá revelar-se em nós. (Rm 8,18)
Torrente de lágrimas descem dos meus olhos, porque não observam a tua lei. (Sl119, 136)
Do Congresso “Eu sou a Videira e vocês os ramos: MC –Obra de Luz”
Um amor à perda
O MC aprendeu que o amor à verdade e à justiça é uma exigência fundamental do evangelho, mas também um amor à perda. Muitas vezes por fidelidade ao ensinamento de Jesus se pode perder, passar por pessoa não esperta. Por fidelidade a este amor é possível que percamos um negócio, uma pessoa querida, uma amizade, certas vantagens econômicas, tudo por amor à justiça e à verdade. Mas a liberdade interior que se experimenta vale muito mais do que outra coisa, porque a verdade nos liberta, pois a Verdade é Jesus Cristo.
Quem vem ao M.C não pode ter apegos. Agindo assim correremos o perigo de amar a dois senhores. Jesus no Evangelho nos diz claramente:
Ninguém pode servir a dois senhores, porque ou odiará a um e amará o outro, ou dedicar-se-á a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e à riqueza. (Mt 6, 24)
E prosseguindo ele continua a nos dizer que até quando nos preocupamos com tantas coisas do dia a dia poderíamos esquecer e deixar de lado o tempo que temos para nos ocuparmos com o Reino de Deus:
Portanto, eis que vos digo: não vos preocupeis por vossa vida, pelo que comereis, nem por vosso corpo, pelo que vestireis. A vida não vale mais do que o alimento e o corpo não é mais que as vestes? (Mt 6, 25)
E mais adiante ele complementa:
Não vos aflijais, nem digais: Que beberemos? Com que nos vestiremos? São os pagãos que se preocupam com tudo isso. Ora, vosso Pai celeste sabe que necessitais de tudo isso. Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça e todas estas coisas vos serão dadas em acréscimo. Não vos preocupeis, pois, com o dia de amanhã: o dia de amanhã terá as suas preocupações próprias. A cada dia basta o seu cuidado. ( Mt 6, 31-34)
(Dos escritos de Franca)
Como tu quiseres, Senhor, será assim como Tu quiseres: desapegar-me-ei de todas estas coisas, porque assim me foi ordenado. (...) Amo ir-me embora; “morro porque não morro”; esta frase, agora que experimento, a compreendo muito bem. Mas tenho que ser como Tu me queres, Senhor, aliás ainda mais sorrindo ao meu próximo, que ignora quanto se passa realmente dentro de mim.
“Volta, Israel, ao Senhor teu Deus, porque foi teu pecado que te fez cair” (Os 14,2)
É sempre verdade ser o homem inclinado a criar para si pequenos ou grandes ídolos, que arrebatam de seu coração e de sua vida o que deveria ser dado a Deus. O primeiro ídolo, o cria em si mesmo, na medida em que procura alimentar o egoísmo, o orgulho, a vaidade, a ambição ou o desordenado desejo de afeto. Ao mesmo tempo o induzem com facilidade as paixões e apegar-se a pessoas e a coisas que se tornam outros tantos ídolos. Assim, fica o homem dividido em seus afetos, em suas energias vitais e portanto incapaz de dar-se totalmente a Deus. Se sua vocação o empenha numa vida de santidade e de união com o Senhor, tal situação lhe embarga o passo e, em vez de progredir, fica paralisado. Qualquer apego voluntário, ainda que mínimo, é laço que detém o homem no vôo para Deus e lhe impede a perfeita união com ele.
“Pouco importa – diz S. João da Cruz – ser fino ou grosso o fio que amarra o passarinho, porque, em ambos os casos, está igualmente preso, enquanto não o romper. Verdade é ser mais fácil romper o fio, todavia, se não o romper, não poderá o pássaro voar”(SI,11,4). É a condição de muitas criaturas que, embora desejando dar-se a Deus, deixam-se amarrar por tantos apegozinhos e hábitos imperfeitos. Só a renúncia generosa pode romper esses laços e dar-lhes a plena liberdade de espírito.
(Dos escritos de Franca)
Eu buscarei rezar, meditar e jejuar para conseguir esta grande e enorme graça. Se tu a fizeres, será o milagre maior para mim. Se tu não a fizeres, eu gastarei todo o resto da minha vida para que se forme um...movimento dos místicos, a fim de que eles sejam compreendidos e se acredite neles. De fato, eles, mais do que os outros, precisam ser protegidos pela Igreja, justamente porque para eles a terra se torna náusea.
Pediste-me para entrar no projeto de Deus. Então é bom que saiba que ele é gigantesco e que está me fazendo suar. (07.03.76)
O Céu propõe a todos vós do MC e vós tendes a possibilidade de responder sim ou não. As estrelas me obedecem, mas somente ao homem são apresentadas as propostas do Céu...Deus é o maior humilde, porque propõe, isto é, pede e...espera. (08.07.85)
“Constituído por Deus em estado de santidade, o homem porém, tentado pelo maligno, desde os princípios da história abusou de sua liberdade, erguendo-se contra Deus e ansiando alcançar o próprio fim fora de Deus”(GS 13). Para reconquistar a santidade perdida e restabelecer a comunhão com Deus, cumpre tomar o caminho oposto: desapego e renúncia total. É uma exigência do batismo. Para que a graça batismal conduza realmente à vida nova em Cristo, é necessário a morte a tudo o que leva ao pecado e que, de qualquer modo, se opõe à santidade de Cristo. É exigência do primeiro mandamento dado por Deus, no Antigo Testamento, e reafirmado por Jesus, no Novo: “O Senhor nosso Deus é o único Senhor. Amarás, portanto, o Senhor teu Deus com todo o teu coração, com toda a tua alma e com todas as tuas forças”( Mc12, 29-30). Aquele “todo”repetido com insistência está mostrando que “coisa alguma”deve impedir ou diminuir o amor de Deus. Se está o coração ocupado por afetos desordenados ao próprio eu ou às criaturas, não pode amar com todas as forças.
É o meu amor que vos torna santos, porque ele é Fogo que aos poucos queima os restos inúteis; é o meu Amor que atrai à caridade fraterna e à contemplação. (29.05.68)
Eis, Franca, também o teu Deus, o teu Incêndio, não podia arder sozinho. Eis porque quis criar as criaturas, para expandir o Fogo do Amor. (07.05.68)
Eu acendi o fogo dentro de ti. Não o apagues, não temas se crescer, pois eu preciso de pastores de fogo ardente, porque grande é a tepidez sobre a Terra...(15.03.88)
O preceito da caridade tem como recíproca a renúncia total de qualquer afeto em desacordo com o amor de Deus. Não pode ser assumido tal amor. Tem o homem uma só vontade, diz S. João da Cruz, e se esta “se deixa embaraçar e dominar pelo afeto a alguma coisa, perde a liberdade...e a pureza, requisitos essenciais para a transformação em Deus”(Sl 11,6). Quando às criaturas se apega o homem, torna-se escravo das mesmas, e em vez de encontrar nelas auxílio para ir até Deus, encontra um obstáculo, um tropeço. Por isso, insiste o Santo:
“PARA CHEGAR À POSSE DE TUDO (DEUS), NADA QUEIRAS POSSUIR...QUANDO TE DETÉNS EM ALGUMA COISA, DEIXAS DE LANÇAR-TE AO TUDO”
Também o mandamento de amor ao próximo – “Amarás teu próximo como a ti mesmo”(Mc 12, 31) - tem análogas exigências e para ser observado com perfeição requer renúncia generosa do egoísmo. Renúncia e desapego não são santidade, mas condições indispensáveis para alcançá-la, justamente porque tornam possível a plenitude do amor.
(Dos escritos de Franca)
Tenho a consciência de fazer tudo aquilo que for ao meu alcance. Senhor, quando estou tranqüila diante de Ti, estes pequenos desentendimentos são como um buquê de flores que Te posso oferecer. Aceita, Jesus, a destruição da minha vida. Nunca, nunca mais esquecerei as coisas que quisestes que eu visse. Obrigada, Jesus, eu te devo tudo.
A época do Pai vos ensinou com a Lei o caminho; a época do Filho vos ensinou com a Eucaristia o Amor; a época do Espírito Santo vos ensinará com o EU SOU a ascensão (20.05.78)
A observância dos Mandamentos e de sua Palavra é fundamental para a realização do Projeto do Pai. Aceitando-os e observando-os na vida, dá-se glória a Deus e o Pai vos glorificará por sua vez no Céu (09.04.82)
NECESSIDADE DE APERFEIÇOAR A NATUREZA
Porque sem uma iluminação perfeita não podemos conhecer, nem amar, nem assumir a verdade. E se não o fizermos, aquela iluminação primeira voltaria às trevas. Portanto, é necessário que cada um tenha a iluminação perfeita, qualquer que seja seu estado de vida. Como a pessoa revela sua perfeição, ou seja, como ela chega a conhecer e discernir a verdade ante a mentira e a vaidade do mundo? Nisto: é quando ela com amor vigoroso assume a verdade conhecida e se torna amante da virtude, desprezando o vício e a sensualidade, causa de todo pecado, porque constitui uma lei perversa que luta contra o espírito. É assim que a alma mostra realmente que seu modo de conhecer é perfeito e que a nuvem da infidelidade não embaça a sua fé. Sendo imperfeita essa iluminação, a pessoa olha tudo com segunda capacidade natural imperfeita, sem a presença da virtude. É por isso que devemos reavivar a iluminação natural para eliminar a imperfeição e atingir o conhecimento perfeito, como foi dito acima. (Catarina de Sena, Santa, 1347-1380. Cartas completas / [tradução João Alves Basílio]. – São Paulo: Paulus, 2005. (Espiritualidade)
A história diante de Deus nunca acaba. Cai o tempo mas a história fica (24.08.83)Entrar no pensamento de Deus, ter acesso ao seu Projeto é próprio do homem, que, uma vez deificado, poderá conhecer todas as coisas, enquanto os anjos não sabem tudo, nem poderão sabê-lo, porque estes são criaturas e amigos que servem ao homem. Pelo contrário, os homens são filhos de Deus e, no Paraíso, mandarão. Estando em Deus mandarão porque serão no seu pensamento (12.05.82)
(Dos escritos de Franca)
“Coragem, minha filha, estou te preparando grandes coisas. Estou te preparando grandes coisas”. Ultimamente sinto sempre este refrão, ó Senhor, mas eu me tornei depois de tantas provações...uma cobaia...e não entendo mais nada. Entrego-me a Ti, meu Deus, em Ti acredito sempre, em Ti hoje também acredito ainda.
(Dos escritos de Franca)
A perseverança é difícil meu Deus e mais passa o tempo, mais eu me convenço. É difícil mesmo porque gradualmente envelhecemos e as forças diminuem. “Perseverem no meu Amor!”. Estas Tuas santas palavras, são também elas um convite e tudo para o nosso bem. Meu Deus, eu estou fazendo o máximo, mas Tu ajuda-me, porque é difícil!
NECESSIDADE DA MORTIFICAÇÃO
A sabedoria, diz o Espírito Santo, não se encontra entre aqueles que vivem comodamente, ou seja, entre aqueles que concedem às suas paixões e seus sentidos tudo que eles pedem. Pois “os que vivem segundo a carne não podem agradar a Deus. Na verdade, os desejos da carne são inimigos de Deus. O Espírito do Senhor não permanecerá indefinidamente no homem, pois o homem é carne”.
“Os que são de Cristo Jesus - Sabedoria encarnada – crucificaram com as suas paixões e apetites; trazem sempre e por toda a parte em seus corpos a agonia de Jesus; fazem a si mesmos uma violência contínua; carregam a cruz todos os dias; enfim, estão mortos e sepultados em Cristo Jesus”. Não se pense que a Sabedoria, que é mais pura do que os raios do sol, penetre numa alma e num corpo manchados pelos prazeres dos sentidos. Não se pense que ela conceda seu repouso, sua paz inefável, àqueles que amam as companhias e vaidades do mundo!
“Ao vencedor darei do maná escondido!” darei do meu maná somente àqueles que saírem vitoriosos do mundo e de si mesmos. “Ela mesma vai a procura por toda a parte, dos que a merecem. Ela procura porque, sendo o número desses tão reduzido, só muito dificilmente encontra alguns que sejam verdadeiramente desapegados do mundo, suficientemente interiores e mortificados e, portanto, dignos dela, dignos da sua pessoa, dos seus tesouros, da sua aliança com ela.
(Dos escritos de Franca)
Estive com o padre. Não sei ainda se de verdade ou para me provar, fingia não se lembrar de mais nada! Ele não saberá nunca a minha dor naquele momento! Senti um golpe tão forte que me fez arrepiar e...se o meu coração ainda bate, é um milagre. Naquele momento este órgão ficou verdadeiramente machucado.
(Dos escritos de Franca)
Senhor ajuda-me a conciliar a mística com os trabalhos domésticos que são muitos e pesados, e diante dos quais experimento, às vezes, sinto aversão. Seria preciso vinte e dois braços e eu, pelo contrário, só tenho dois. E todos exigem e todos estão prontos, se for necessário, a chamar-me a atenção. Eis uma boa ocasião para exercer a paciência.
A minha personalidade é ordem, ordem de amor, ordem de verdade, ordem de justiça e quero que seja respeitada também a minha (personalidade) (26.02.77)
Se alguém se maravilhar porque Eu, vosso Deus, posso me comover, então não entendeu nada do Amor. (07.07.72)
Depois da criação Eu vi que tudo era bom..., sim, fiquei muito alegre, mas agora quando olho o mundo e vejo as suas abominações...não posso mais dizer o mesmo. Consolai o vosso Deus! A dor de Deus não pode conter-se, somente vós o podeis consolar, vós almas amantes da terra. Quem acredita no choro do Senhor? Quem acredita no choro de Maria? (23.05.87)Mas, a Misericórdia de Deus é infinita somente para quem tem um coração contrito e arrependido. Atenção, então, para não confundir-vos: ela é infinita, mas não porque salva a todos, mas porque salva os corações contritos (16.01.81)
Às vezes uma alma em lugar de fazer a vontade de Deus, faz somente a permissão de Deus...Tende, portanto, um controle para ver se verdadeiramente estais cumprindo a sua vontade. A vontade de Deus é sagrada, enquanto a permissão é somente a aceitação por parte de Deus de uma circunstância específica (02.11.75)
No futuro os que virão para realizar as novidades de Deus, terão em vós a sua referência. Lembrai-vos que vós sois os profetas modernos de hoje, mas sereis os profetas do passado amanhã (24.08.83)
Mas para tanto é necessário iluminar o povo de Deus, para que pense nas promissórias de Deus e não só nas promissórias das coisas, para que conheça e pratique os mandamentos, porque...vence o tempo para cada um (26.07.83)
(Dos escritos de Franca)
Hoje, Senhor, pela terceira vez se me parte o coração! Mas, por outro lado, não To havia já oferecido? (...) Ouvi o namorado da minha dizer-lhe “Pena que tu tiveste uma educação errada por parte da tua mãe!”Sim, porque ensinar a religião é um grande erro!Senhor, não agüentei mais, sendo que desde bastante tempo notava a falta de muitos requisitos!Senti dentro de mim uma coragem de leão e por mais de uma vez disse-lhe: “Se tu tens vergonha do Senhor, eu me envergonho de dar-te a minha filha”....Sofro, Senhor, sofro enormemente, eu que suei sangue para manter a religião na minha família. Meu Deus, são demais as provações a que me submetes, não agüento mais, Senhor. Ajuda-me, Senhor, ajuda-me, estou cansada, não agüento mais...envia-me um Cirineu!
Deus pode mudar seus pensamentos acerca do seu projeto? Sim, pode mudar seu pensamento e isso acontece em geral, conforme o nosso comportamento. Se o homem pode e sabe mudar seu pensamento, também Deus o pode, pois nós somos sua imagem e semelhança (11.03.87)
O Amor no céu não acaba, é eterno, mas sempre novo pelas novidades de Deus. O Amor no céu não pode morrer nunca e é suficiente somente esta certeza para abrir-se à felicidade mais viva. Alegria viva, alegria linda, alegria sagrada, alegria eterna, alegria que envolve, alegria que vai crescendo...em gáudio universal (20.10.83)
O tempo corre veloz, mais rapidamente do que pensais ou podeis imaginar e a meta vos espera. Levantados ou menos, mártires ou não, saibais que deveis ir ao meu encontro. Vós porém não me vereis juiz, me vereis amigo, como esposo, como amante, ver-me-eis como Rei.
Vós me sentis íntimo e quando estais com os íntimos, não tendes mais medo nem por suas culpas, nem pelos seus defeitos...
(Dos escritos de Franca)
Ajuda-me a continuar, porque em certos momentos me sinto só, muito só, e então para consolar-me penso nas coisas místicas que experimentei, que não posso tê-las inventado, que eu não sou doida. Estou cansada de ser considerada de vez em quando assim. E depois o doutor Quarti me disse que sou plenamente sã de mente! Não sentes piedade de mim, Senhor?
Vigiai sobre a intimidade também entre vós e pedi-a, para que Eu a banhe com a minha intimidade e com a da Mãe Celeste. No banho de espuma do Amor pode acontecer que não vos vejais, pode acontecer que vos choqueis, porque...tateando no banho de Amor de Deus, fica somente o eu e ai se purifica, deixando-se cobrir pelas ondas divinas (15.11.83)O homem que vai contra o homem, vai contra a minha propriedade (30.04.77)
Quem não corresponde, perde o convite de Deus (12.06.77)
Somente onde há realização como pessoa, aí há a maior glória de Deus (29.11.78)
Quem não consegue minimamente levar o Reino de Deus no seu ambiente é porque ainda não o possui plenamente dentro de si (20.03.81)
É preciso dispor-se à lógica de Deus. Agradecer até onde se entende e esperar onde não se compreende (13.01.91)Não se critique o que Deus permite, pois há sempre um fim, escondido aos nossos olhos mas não aos de Deus (21.02.80)
Deus não pode acrescentar palavras (à revelação) porque acrescenta os fatos (24.10.83)
Quem não sabe apagar a própria carne não é apto ao Reino de Deus, nem se pertence ao MC. A pureza!...Quero mais pureza nos elementos que te seguem (18.03.78)
Os puros de coração são aqueles que têm sempre um coração novo! Conseguem isso, exercitando seu coração no amor: trabalham com amor, falam de coração, com o coração esperam, renunciam, amam, não brincam com o coração dos outros, não zombam, mas são fiéis, pacientes, dedicados aos outros. O bom uso do coração, a fina flor da pureza, faz brotar os sentimentos de Deus e Deus se faz também...ver a eles (01.04.78)
Saber distinguir o que é mais do gosto de Deus, o que mais agrada aos seus olhos ou não, deveria ser este o discernimento no coração de cada profeta. Então ele se torna a minha boca também quando Eu não falo. O que diz, então, é provado por mim (20.08.79)
Quem acaricia o projeto de Deus deve casar o projeto de Deus com pensamentos, sentimentos, propósitos = adesão intencional. Deve, pois passar a realizá-lo na prática = adesão operativa (23.10.82)
Não ter medo de entregar a sua vida nas mãos de Deus: existem pessoas que não querem dar este passo, porque querem administrar, por sua conta, a sua vida.”Eu quero almas que não tenham medo de pertencer-me” (07.02.92)
Adorai a mente do Pai que vos criou, aquela mente que é desde sempre e que sempre será criadora de novas formas de Amor. Adorai as suas decisões em todo campo, direção, setor ou tempo. Adorai a sua Palavra, pondo-a no seu coração e, com ela sempre ao seu alcance, fecundando as vossas obras e ações. Adorai os tempos do Senhor que são muito próximos e que são sagrados (29.11.87)
Ser santo hoje não requer particularidade, enquanto o requer ser verdadeiro, ser leal, amar a justiça e defender os meus Mandamentos. E isto, não um dia, mas...sempre.
A santidade não consiste somente na virtude, mas (também) no heroísmo. (13.11.75 – Fonte C)
Cada um que se faz santo tem a própria santidade, a própria característica de santidade. Fazei-vos santos no modo que sentis dentro de vós, não querendo imitar ou copiar os outros. Eu vos disse (,), cada um de vós é diferente dos outros. (08.11.89)
O SENHOR REINA, ALEGREMO-NOS, POIS ELE VEM!
Nenhum comentário:
Postar um comentário