quinta-feira, 9 de setembro de 2010

As ANGÚSTIAS DE QUEM VÊ


Extraído do Diário de Franca
(15/03/67)

Foi a própria Franca quem colocou este título quando escreveu este livro, para partilhar o sofrimento, pelo qual deve passar uma pessoa, que sinceramente quer discernir se tudo o que se passa no seu coração vem de Deus ou não.

Quantas coisas gostaria de "gritar" neste momento, também para a maioria dos sacerdotes, que, com extrema facilidade, chegam a colocar dificuldades até no confessionário às pessoas que ousam confiar a eles fatos deste tipo. Assim, se eles por primeiro são incrédulos, imaginem o que deveriam dizer os familiares ou o resto do mundo, que infelizmente é o que é.
Mas a alma sabe interiormente que tudo é verdade, sabe que a luz resplandece nas trevas, e as trevas têm dififuldade para compreendeê-la. Mesmo que todo mundo estivesse contra, a alma que foi privilegiada com estes dons, dentro de si, ela esta segura.
O que caracteriza estas almas, mesmo depois de uma coisa extraordinária, é uma fé maior. Uma fé certa, segura, enorme, tão sólida que faz exclamar: " Estou disposta a morrer para testemunhar o além ou para .testemunhar Jesus ou Maria!
Entretanto, não se supõe que seja preciso ser santos para receber de Deus dons especiais. Saulo não era certamente santo e como ele muitos outros. O tempo eventualmente poderá nos santificar, embora eu pense que não haja maior santificação do que ter que suportar a angústia do silêncio.
Eu fiz uma comparação: é como se eu fosse um peixe que, de improviso, subiu à superfície da água e viu: o céu, o ar, os navios, o sol, as estrelas, todas as coisas de um outro mundo e, em seguida mergulhado na água, o admoestassem: " Ai de ti se falas ( ainda disso), nada é verdadeiro, tudo é fantasia."
E eu vos asseguro que se a fantasia de um peixe não pode chegar às coisas dos homens, da mesma maneira digo que a fantasia humanda não pode chegar às coisas de Deus. É uma necessidade impelente que se acredite, nem tanto para nós, mas pela Igreja!
Oh, se os sacerdotes, nos deixassem falar e nos tomassem em maior consideração!


NÃO É PRECISO PENSAR NISSO

Além da angústia do silêncio, existe uma outra mais terrível. Os confessores, todos, sustentam que não é preciso se apegar, não é preciso pensar nisso. Se soubessem como é difícil! Se soubessem que coisa descomunal pedem, quando pedem isso! Não digo que não tenham razão; devemos de fato amar o Deus das consolações e não as consolações de Deus.
Contudo, é exatamente por esta angústia que os diretores de almas deveriam estar mais próximos a nós. Ao contrário, além de termos esta doce pretensão, para nós, terrível angústia; somos deixadas de lado, como se fôssemos seres diferentes, que se bastam a si mesmos. Se compreendessem a delicada sensibilidade, o sofrimento, o perigo de eprder a confiança dos próprios confessores, pelo fato de insistir e sustentar o que se vê! Para nós não é motivo de admiração que não aconteçam milagres, porque a fé quanto um grão de mostarda é rara demais. Eis porque as montanhas não se deslocam; o Evangelho nos assegura que os apóstolos de então e futuros teriam feito os mesmos milagres. Mas hoje, quantos são estes apóstolos que possuem esta fé?
Fé significa " confiança". A confiança que o Senhor quer de nossa parte. De outro modo, nasce a observação de Jesus a Tomé: " Tu acreditaste porque viste."

Um comentário:

  1. Ah o MC...Pólem de Deus no mundo.Afinal Deus e o néctar.É no pólem que se encontra o néctar.Sendo assim,o MC é o local onde podemos encontrar Deus.E porque pequeno(MC) como um pólem se torna doce como o doce é o mel.Para isso existem aqueles que o colhem(Consagrados)e o levam para ser provado por todos.E cada trabalho por estes trabalhadores,será consumido e apreciado porque a obra é de Deus Pai.Acredito que esse Movimento me encantou completamente.A vontade foi de largar tudo e seguir com eles.Santos tiveram uma extrema vontade de gritar ao mundo que Nossa Senhora é "Mãe Celeste",que Jesus é "Meu Cristo"...E foi assim que Deus na sua infinita perfeição escolheu Franca para anunciar essa obra perfeita de DEUS ao mundo inteiro.Uma senhora simples de coração humilde.Agora é a hora de acender essa chama,essa Luz que vence as trevas,afim de iluminar as trevas que cegaram nossos irmãos.Fico grata por agora guardar um pouco desse néctar dentro de mim.

    ResponderExcluir