quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

CENTRO DE ESTUDO DOS CARISMAS EXTRAORDINÁRIOS





I - O que é ?
Este Centro de Estudo significa um trabalho de estudo e sistematização dos carismas extraordinários. O Evangelho nos indica uma palavra que resume a sua essência: discernimento.
Alerta-nos S. João:

“Caríssimos, não acrediteis em qualquer espírito, mas examinai os espíritos para ver se são de Deus, (...)” (I Jo: 4, 1).

Duas locuções de Jesus à Franca demonstram tal necessidade:

“O MC é o uso dos carismas.
Para usá-los é preciso conhecê-los, é preciso discerni-los,
sim... a pastoral carismática” _ (14.10.87).[1]

“Relembra a todos que o Centro de Estudo é necessário logo,
porém, este é somente o vestido do MC.
Cedo devereis organizar-vos para os carismáticos e chamar
sacerdotes competentes para ajudar-vos no discernimento.
Se não avaliam as suas mensagens, os carismáticos voltam atrás
e vão com os que os apoiam, mas sem competência” _ ( 19.03.91).

O discernimento é um carisma muito importante na Igreja, pois através dele os cristãos se orientam na experiência de Deus e aprofundam o que é essencial na vida de fé. Isto é fruto da compreensão da fé e dos fatos extraordinários, a fim de se viver a verdade cristã neles revelada.
Assim, observamos que nosso Centro de Estudo exerce um papel importantíssimo no aprofundamento de nossa fé, levando-nos a vivenciar aquilo que é fundamental na vida de união com Deus. Partindo da orientação prestada aos membros do MC, também contribuímos, indiretamente,  com a Igreja na sua missão de conduzir os cristãos para Deus, por vias seguras. Isto pode ocorrer de duas maneiras: pela sistematização e difusão dos ensinamentos espirituais válidos e seguros; pelo testemunho de vida cristã de cada um dos nossos membros.
Urge entrarmos, o mais rápido possível, no cerne da vida cristã. Contudo, o discernimento atua no sentido de iluminar nossos caminhos (pessoais e enquanto Igreja de Deus) e de nos esclarecer acerca da verdade da fé.
Jesus chama nossa atenção:

“Nem todo aquele que me diz ‘Senhor, Senhor’ entrará no Reino dos Céus, mas sim aquele que pratica a vontade de meu Pai que está nos Céus” _ (Mt: 7, 21).[2]
“... ‘Quem é minha mãe e quem são meus irmãos?’ E apontando para os discípulos com a mão, disse: ‘Aqui estão a minha mãe e os meus irmãos, porque aquele que fizer a vontade de meu Pai que está nos Céus, esse é meu irmão, irmã e mãe’” _ (Mt 12: 48 - 50).

Então, podemos ver que o essencial da vida cristã, bem como o essencial dos fatos extraordinários, é viver a Vontade de Deus. São Paulo da Cruz, Fundador dos Passionistas, costumava dizer que fazer a vontade de Deus é mergulhar no Espírito Santo, como se estivesse atualizando o batismo, que nos torna Filhos de Deus. Para ele, se demonstra o máximo de amor e adesão à vontade de Deus quando nela perseveramos mesmo em meio as provações e sofrimentos. O sofrimento acolhido por amor a Deus nos transforma na natureza de Jesus Cristo, o próprio Amor.
Franca havia compreendido de Jesus a mesma coisa:

“Di-lo que a vocação ao MC é o Amor, deve ser o Amor.
Não é suficiente o desejo de estudar, de conhecer a Palavra do Senhor,
é preciso o Amor.
E diga também que a cruz é a conseqüência do Amor.
Quem me ama? Aquele que se sacrifica por Mim.
Como podeis sacrificar-vos por Mim se não me amais?
Mais me amais, mais a cruz se torna leve”  (22.08.90).

O Centro de Estudo do MC, pois, significa uma constante busca de discernimento e um permanente esforço para se viver a vontade de Deus, no Amor. Ao seu modo, com a ajuda do Espírito Santo, segundo o Plano de Deus revelado em seu Filho Jesus Cristo, colabora com a Igreja no acolhimento do Reino de Deus, Jesus Cristo. Aqui está a razão de ser mais profunda do Grupo de Estudo e do próprio MC.


II - Nossas finalidades:

Atualmente, estamos desenvolvendo várias atividades com o escopo de ajudar no aprofundamento dos Fatos Extraordinários que ocorrem no Brasil, sem perder de vistas aqueles do estrangeiro, e de acompanhamento dos carismáticos que estão em contato conosco. Além disso, trabalhamos no sentido de estruturar cada vez melhor o Movimento Carismático de Assis, em sintonia com o resto do movimento e subordinados ao MC.
Nossos objetivos:[3]

1 - Preparar e organizar reuniões ou encontros de estudo;
2 - Editar o jornal “Sinal dos Tempos”, que trata dos fatos extra-                              ordinários e da vida do MC;
3 - Organizar um Congresso por ano, se possível;
4 - Ajudar no discernimento dos verdadeiros carismáticos;
5 - Escrever aos carismáticos, para que não se sintam sozinhos nem                     abandonados;
6 - Recolher e conservar todos os escritos dos carismáticos vivos e                      falecidos;
7 - Organizar os carismáticos por categorias: confidentes, profetas,                       exorcistas, perscrutadores de coração, dom de cura e de                               línguas;
8 - Reunir teólogos e bispos em pequenos grupos;
9 - Publicar o livro Francatelogia, com as mais bonitas locuções;
10 - Preparar o livro da nova liturgia na Igreja: liturgia carismática;
11 - Editar a revista “Anúncio”, para o Clero e os emissários;
12 - Sistematizar as referências bíblicas para as locuções;
13 - Selecionar as locuções por assunto, para ajudar nas pregações;
14 - Publicar um livro para rezar juntos, contendo as orações do MC;
15 - Estudar e aprofundar os Místicos Esponsais;
16 - Preparar o “Mosaico” para o Vaticano: a situação prospectada                        pelos carismáticos;
17 - Preparar os carismáticos, para o discernimento e a unidade;
18 - Oferecer o programa para a Escola de Carismatologia;
19 - Fazer subdivisões entre: estudos mariológicos; patrísticos;                              evangélicos; apostólicos; pontificais etc.;
20 - Reunir tradutores do material do M.C.;
21 - Estudar a mística contemporânea;
22 - Estudar a antropologia divina;
23 - Fazer: estudos trinitários, dos Místicos esponsais, dos Núcleos                       Trinitários, das Tríades;
24 - Estudar o EU SOU e combater heresias em campo carismático;
25 - Estudar os Mandamentos de Deus e suas nuances;
26 - Controle das interpretações e traduções das locuções;
27 - Ocupar-se das Tríades para que ajudem nas convergências.


III - Referências gerais:
-  A Bíblia de Jerusalém, Ed. Paulinas, São Paulo, 1973
-  Documentos do Concílio Vaticano IIº, Ed. Vozas
-  O catecismo da Igreja Católica
-  Documentos de Medellin, Puebla e Santo Domingo
-  Documentos da CNBB
-  Dicionários de Teologia, Espiritualidade, Moral, Mariologia, Liturgia;




[1]  Grifos nossos.
[2]  Ver também a esse respeito: Mt 7: 21 - 27;  I Jo (toda a epístola);  Jo 14 e 16.
[3]  Dados coletados do texto digitado de Pe. João Pedro Cardoso S.J. - Salvador, 30.05.96.

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