sexta-feira, 10 de setembro de 2010

FINALIDADES DO MC


O Movimento Carismático de Assis se define,então, como uma comunhão de fiéis (sacerdotes, leigos e religiosos ) que se propõe a:

1. Promover a conscientização e uso ordenado dos carismas extraordinários, discernidos pela Hierarquia à qual compete o discernimento e a aprovação dos dons, que o Espírito santo distribui à sua Igreja hoje.

-Sempre presentes na história e na vida da Igreja e à origem mesmo dos impulsos eficazes e duradouros da renovação eclesial, os carismas extraordinários parecem estar presentes, em medida considerável, na comunidade eclesial contemporânea e, para alguns, constituem um fenômeno histórico sem precedentes, pela multiformidade e por uma geral convergência nas indicações de fundo.
Embora, por sua natureza, os dons extraordinários sejam delicados e capazes de expor a pessoa que foi dotada a não poucas dificuldades, sobretudo no contexto da sociedade contemporânea, o Concílio Vaticano II exorta a uma necessária e ao mesmo tempo prudente acolhida:

" E estes carismas extraordinários ou mais simples e mais amplamente difundidos, devem ser recebidos com gratidão e consolação, pois que são perfeitamente acomodados e úteis às necessidades da Igreja. Os dons extraordinários, todavia, não devem ser temerariamente pedidos, nem deles devem presunçosamente ser esperados frutos de obras apostólicas". (LUMEM GENTIUM, n.12 b)

2. Aprofundar assuntos que dizem respeito diretamente à problemática dos carismas, para que esta realidade seja compreendida no contexto maior da vida do povo de Deus.

O MC, através de um próprio e especializado Centro de estudos, se propõe a estimular o estudo e o aprofundamento de temas teológicos, bíblicos e espirituais, conexos á problemática dos carismas extraordinários.
São aspectos da vida da Igreja que devem estar presentes seja à pessoa carismática, seja aos pastores envolvidos no discernimento dos dons especiais, difundidos pelo Espírito Santo entre seus fiéis.
Torna-se, assim, obrigatório uma reflexão sobre a dimensão pneumatológica da Igreja, que o MC quer aprofundar junto com outros movimentos ou centros interessados neste aspecto.

3. A formação espiritual dos próprios membros e o acompanhamento pastoral das pessoas eventualmente agraciadas de carismas extraordinários, favorecendo a confluência numa unidade orante e operante.

Para promover a formação espiritual dos próprios membros e para alcançar o objetivo de acompanhar pastoralmente as pessoas interessadas, ou eventualmente favorecidas de carismas extraordinários, em vista de uma unidade operante a serviço da evangelização, o Movimento Carismático de Assis oferece aos seus membros e às pessoas que a ele se dirigem subsídios específicos, fruto do carisma de fundação do Movimento:

a) Uma ajuda às pessoas, de maneira especial envolvidas nos carismas, para que mantenham o equilíbrio necessário e fundamental diante de qualquer acontecimento ou dom especial, assim como diante de qualquer posição que a Hierarquia possa vir a assumir, depois de um lúcido discernimento.

b) Um estímulo aos seus membros e às pessoas interessadas para que se tornem verdadeiras pessoas de oração, que saibam rezar bem, buscando a intimidade com Deus, sabendo bendizer a vontade de Deus, também quando podem encontrar oposição ou sofrer humilhação na vivência do seu carisma.

c) Uma atenção toda especial á vida da Igreja de hoje, em todas as suas dimensões e com toda sua riqueza e limitações, para que o aspecto carismático não seja absolutizado ou faça assumir uma atitude redutiva diante dos outros aspectos da vida da Igreja.

d) Um compromisso real, portanto, é pedido a cada membro com a vida da Igreja, servindo na sua comunidade eclesial e favorecendo sua participação ativa e fiel nela. Tal compromisso deverá ser discernido com os responsáveis pela comunidade eclesial ou pela Hierarquia da Igreja local.

e) A maneira de organizar-se e de conduzir-se na experiência de evnetuais carismáticos, sublinhando sobretudo a atitude de filial obediência que o carismático deve ter para com a Hierarquia da Igreja e destacando-se os perigos, aos quais ele pode ser exposto.


                              

"PAI SANTÍSSIMO QUEREMOS SER
TEUS SERVOS E SERVOS DE MARIA.
ANTES DE COMEÇAR QUALQUER TRABALHO,
QUEREMOS OFERECER-TE AS NOSSAS MÃOS.
NAS NOSSAS ATIVIDADES QUEREMOS CUMPRIR
A VONTADE DE MARIA, RAINHA DO MC.
ABENÇOA, ENTÃO, AS NOSSAS MÃOS,
AS NOSSAS INTENÇÕES DE BEM.
DÁ TU, Ó MARIA, ÍNICIO AOS TRABALHOS
E NÓS TE SEGUIREMOS COM FIDELIDADE.




3 comentários:

  1. stupendo questo Movimento venite in soccorso del Movimento in Italia fateci comprendere quanto può il Signore in maniera semplice con i poveri attuarlo senza drammi e senza rischi notevoli solo per la volontà del suo Santo Spirito

    ResponderExcluir